Objetivos
Estabelecer contato com a literatura infantil;
Ler e recontar histórias que compõem a literatura infantil.
Prepare-se
Nesta oficina propomos que você comece a história e os alunos continuem de forma dinâmica e criativa.
Coletânea de fábulas Biografia de Monteiro Lobato |
A importância de participar!
Uma classe motivada precisa do seu entusiasmo!
Da sua vontade vai depender o bom êxito de seu trabalho.
Comece perguntando o que eles sabem sobre narrativas. Mantenha as carteiras em forma de u (dois semicírculos)
Lembre-se de que as atividades deste caderno foram planejadas para auxiliar seu trabalho em sala de aula.
1ª Etapa
Amostra de fábulas .Várias versões da fábula : A formiga e a cigarra.
Propomos a leitura da capa e do sumário do livro de fábulas abaixo.
Encaminhamento de cópias aos alunos para a leitura da capa e do sumário do livro de fábulas, pode ser transferido para outros livros, com outros temas, devidamente, com as devidas adequações. A leitura da capa do livro e a observação do sumário têm como objetivo mobilizar os conhecimentos que os alunos têm a respeito do assunto.
É importante que você ouça todas as manifestações de leitura . Antes de dar início às atividades propostas, converse com os alunos sobre os livros que já leram, ou já ouviram falar. Pergunte-lhes qual foi o último livro que leram, se leram porque alguém pediu ou se leram por iniciativa própria. O que os atraiu, chamou a atenção para leitura do livro: foi o autor, o título, a ilustração. De qual história do sumário gostaria de ser lida na sala ? Por quê?...
ATIVIDADE 1
Solicite a leitura da capa do livro que aparece na aula. Instigue-os a observar cada detalhe na escrita e na ilustração.As questões propostas devem ser discutidas coletiva e oralmente. Promova a participação de todos: um aluno pode complementar a informação do outro, e você irá fazendo as sínteses necessárias.
Copie o Índice numa folha de papel madeira .Peça que leiam, depois pergunte se sabem o que significa a palavra índice. Se julgar pertinente, procure com eles a palavra no dicionário. É importante que eles percebam que, no caso desse índice, temos a relação dos títulos das histórias desse livro.
Pergunte
■ se conhecem alguma das histórias que aparecem no índice;
■ em que esse índice os ajudaria se quisessem, por exemplo, ler a história A rã e o boi;
■ quantas histórias há na página 15, que nomes de animais aparecem no título dessas histórias;
■ qual a relação do índice com o título do livro;
■ identificar a fábula A formiga e Cigarra no índice.
2ª Etapa
· Processos de Leitura e de Produção de Textos
· Leitura de textos narrativos ficcionais:
· Identificação dos elementos constitutivos e dos elementos envolvidos na produção desses textos.
Í N D I C E A CIGARRA E AS FORMIGAS...................................... .7 A CORUJA E A ÁGUIA....................................................8 A RÃ E O BOI...................................................................9 O REFORMADOR DO MUNDO......................................10 A GRALHA EFEITADA COM PENAS DE PAVÃO..........11 O RATO DA CIDADE E O RATO DO CAMPO.............. 12 O PASTOR E O LEÃO.....................................................13 BURRICE.........................................................................14 O JULGAMENTO DA OVELHA........................................15 O BURRO JUIZ................................................................15 OS CARNEIROS JURADOS............................................16 O TOURO E AS RÃS........................................................17 A ASSEMBLÉIA DOS RATOS..........................................17 O GALO QUE LOGROU A RAPOSA................................19 2 |
Quem é o autor desse livro? Você já leu algum livro dele? Qual?
Qual é o título do livro?
O que você acha que contém um livro que tem esse título: Fábulas?
Observe com atenção a ilustração que aparece na capa do livro.
Que animais aparecem na ilustração?
O que você acha que a rã está fazendo com o rato? Onde eles estão? Você já viu burro de óculos? Por que você acha que nessa ilustração o burro aparece de óculos?
O burro e a cigarra estão no mesmo lugar em que estão o rato e a rã?
O que você acha que a cigarra está carregando nas costas?
Leia a página 2 do livro Fábulas, de Monteiro Lobato. Estude com eles o que esta página indica.
3ª Etapa
Leia abaixo uma história do livro Fábulas, de Monteiro Lobato pag. 7.
Leia o poema abaixo de Maria Zélia Gomes.
A CIGARRA E A FORMIGA D. Cigarra cantora Pelo dia cantarolava Enquanto, trabalhadora A formiga … laborava … Era Verão e a cigarra Passava o dia na farra Gozava a vida sadia … D. Formiga cansada Em correria apressada Em todo o dia corria … Guardava grão que encontrava Por onde quer que passasse Para meter no armazém … Tudo ela armazenava Sem que a cigarra cuidasse De o mesmo fazer também … Veio o frio inclemente Com o Inverno finalmente Pôs a cigarra a sofrer … A pobre da cigarrinha Nada tem lá na cozinha Para a sua fome entreter! Lembrou-se da formiguinha … Foi à porta da vizinha Batendo … e sem demora Vem a boa da formiga: “Cantaste? Dói-te a barriga? Pois é … minha bela amiga … Se cantaste … dança agora”! |
4ª Etapa
Trabalhar as características de uma fábula: personagens, espaço, tempo, narrador,enredo. Reconhecer as características de uma fábula: animais personificados;base num fato exemplar; presença de uma “moral” da história etc.
Conto e Reconto de Fábulas
Selecione algumas fábulas para serem trabalhadas em sala.
Orientação para a produção textual:
Você e seu colega vão criar uma fábula.Antes de começar a escrever, você e seu colega devem decidir:
Que animais serão personagens;
Quais são as características desses animais;
Onde se passará a história;
Quando se passará a história;
Qual será o enredo da história;
Quem será o narrador: aquele que conta a história sem participar dela,
ou aquele narrador que conta a história e é também seu personagem.
5ª Etapa
Correção das fábulas .
Veja se seu aluno obedeceu aos seguintes critérios:
▲ organização gráfica (título, corpo do texto...);
▲ articulação entre as partes (coesão);
▲ unidade de sentido (coerência);
▲ convenções da escrita:
▲ paragrafação;
▲ pontuação;
▲ uso de maiúsculas e minúsculas;
▲ ortografia.
Agora é a sua vez!
Vamos para o próximo passo:
Produção de um livro de fábulas coletânea .
Organização da Semana do Livro na escola.
Concurso literário: Conto e reconto de fábulas;
Dramatização de uma fábula.
Observação: leitura de fábulas na hora do recreio feita pelos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário