quarta-feira, 23 de março de 2011

OFICINA 1

Objetivos

Resgatar e valorizar a arte de contar histórias.
Conhecer tipos e  gêneros textuais.

                                        Prepare-se
Nesta 1ª oficina propomos que você e seus alunos conversem sobre os
textos que circulam na sociedade. É preciso montar um cantinho que
favoreça  a aprendizagem desses tipos e gêneros textuais.


                                              Material necessário
Textos diversificados: receitas,bulas,convites,cartas,contos ,livrinhos ,gibis etc.Murais já posicionados no espaço da sala;


     
1ª Etapa
 O objetivo é descobrir o que seus alunos já conhecem sobre tipos e gêneros textuais para levá-los a ampliar a leitura. Levantamento de conhecimento.


 Ponto de partida – A Narrativa


Vamos conversar?Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas etc? Vocês sabem de alguma história? Qual? Vocês lêem jornais ou revistas?

·      Converse com os alunos sobre as características de um texto narrativo.
·      Exponha um mural contendo vários tipos de textos.
·      Selecione com os alunos apenas os que são narrativos.
·      Comece com oralidade, palavras, frases até chegar ao texto.

 2ª Etapa
 Alunos para a leitura de trechos e / ou livros no início ou término da aula.

3ª Etapa
Providenciar  Um baú (caixa enfeitada contendo vários objetos e palavras.)

Colocar todas as crianças acomodadas num tapete. A professora iniciará a história:

      Era uma vez, num bosque rodeado de lindas montanhas, onde dezenas de pássaros cantavam nos galhos floridos das árvores e agitavam suas asinhas num vôo apressado na busca de frutinhas para alimentar seus filhotes a piar nos ninhos. Naquela tarde ensolarada e perfumada de primavera, debaixo de um cajueiro, bem ao lado do rio Acaraú, encontrei...

A professora toca uma das crianças e ela retira do baú um objeto ou palavra e continua a história. A criança dará asas a sua imaginação para colocar o objeto ou o personagem sorteado na história, continuará contando um pedacinho, depois tocará outra criança e esta deverá dar sequência com outro objeto. A história prossegue até todos os objetos e personagens forem usados.

No final da oficina o aluno deverá:
·       Fazer o reconto conjunto, interpretando a história;
·       Traçar o perfil dos personagens principais;
Observação:
Você não acha que seria interessante um registro de tudo o que seus alunos aprenderam? Nele serão afixados os textos trabalhados durante a semana pelo professor e as produções textuais dos alunos. Colocar sempre uma leitura nova do mural. Apresentar aos alunos cada cantinho do Projeto: Hora do Conto, Minhas produções, Dica de leitura e  Diversidade textual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário