quarta-feira, 23 de março de 2011

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

                 Este projeto nasceu da necessidade de transformar a escola num espaço de leitores e com leitores envolvendo todos na busca de estratégias que tornem a leitura um ato prazeroso. Aprender a ler de forma competente é muito mais que decifrar mensagens; trata-se de procurar um sentido e questionar algo escrito a partir de uma realidade. Para isso, são colocadas em prática estratégias de leitura que auxiliam os alunos a interpretar e compreender os textos lidos de forma autônoma. O professor deve estar consciente desses processos para auxiliar seus alunos na construção do conhecimento, formando competentes leitores e escritores. Para se construir tais competências, a escola deve unir-se em função da LEITURA para aquisição da escrita. A escola deve ser esta ponte entre leitura e leitor, pois não se ensina uma criança a ler: é ela que se ensina a ler partindo da ajuda de todos. Cada aluno possui seus próprios processos, suas etapas, seus obstáculos. Nessa perspectiva cabe ao professor fazer com que a vida da aula proporcione à criança situações de leituras constantemente.
OBJETIVO GERAL
                  O projeto tem por objetivo desenvolver atividades de incentivo à leitura envolvendo os professores do 3º ao 5° ano das escolas municipais de Acaraú através de oficinas, apresentando de forma criativa, dinâmica e prazerosa o mundo literário. Dessa maneira, esperamos desenvolver habilidades de leitura e escrita e ampliar o conhecimento por meio da literatura. Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar é dever de todos e é função da escola fazer desta  prática uma constante.
                                     

                                               OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·   Promover oficinas de leitura a fim de incentivar o professor a prática da leitura em sala de aula;
·   Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura como prioridade no processo de aprendizagem.
·   Desenvolver estratégias que viabilizem a aquisição da leitura;
·   Acompanhar, através de visitas as escolas, o andamento do projeto;
·   Incrementar a leitura no âmbito escolar.
·   Estimular o educando à produção de textos.
· Desenvolver a oralidade, leitura e produção textual.

Um comentário:

  1. Esse projeto está proporcionando aulas de leitura mais prazerosas e como consequência teremos, com certeza, crianças mais aptas na leitura e na escrita.

    ResponderExcluir